Sem categoria

São Paulo sedia encontro sobre inclusão econômica da população negra

Secretário SMPIR

 

 

Do Portal Áfricas

Evento acontece dia 5 de novembro, no Auditório Elis Regina e  será transmitido pelo Portal Áfricas em tempo real

 

A segunda edição do São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, no Auditório Elis Regina (Parque Anhembi), em São Paulo, das 09h às 19h. A mesa de abertura contará com a presença do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, além do secretário de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana (na foto), do secretário Nacional da Igualdade Racial, Ronaldo Barros, da representante do BID, Judith Morrison e do presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão.

São esperadas 600 pessoas entre empresários, empreendedores e gestores públicos, que fizeram inscrição gratuita pelo site www.saopaulodiverso.org.br . Durante o evento haverá exposição de serviços e programas de diversidade de empresas participantes como Itaú, Grupo Kroton e Microsoft. Todo o evento terá transmissão exclusiva em tempo real da Agência Áfricas de Noticias, pelo site www.portalafricas.com.br.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), e tem como foco pensar soluções para o acesso da população afrodescendente às oportunidades já existentes no mercado de trabalho formal. O Fórum também busca apoiar empregadores na criação de políticas inclusivas, e na identificação e recrutamento de talentos que, por conta da discriminação racial, geralmente são excluídos do ambiente corporativo.

Neste ano, o tema principal do São Paulo Diverso será “Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir novos talentos”. A programação será composta por seis mesas que vão discutir políticas de ação afirmativa nas grandes empresas, legislação, educação como fator de inclusão racial, empreendedorismo para a população afrodescendente, entre outros. A cerimônia de abertura contará com a presença do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; do Secretário Nacional de Igualdade Racial, Ronaldo Barros; e de Maurício Pestana, Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Entre os palestrantes já confirmados estão Theo van der Loo (Presidente da Bayer do
Brasil), Rodney Williams (COO da Microsoft no Brasil), Jorge Abrahão (Diretor-presidente do Instituto Ethos), Alcely Strutz Barroso (Diretora de Cidadania Corporativa da IBM), Paulo Pianez (Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour), e Roberto Valério (Vice-presidente da Kroton Educacional).

Um dos destaques do evento este ano será a apresentação de dados preliminares da pesquisa do Instituto Ethos – “Perfil Social, Racial e de Gênero dos 200 Principais Fornecedores da Prefeitura de São Paulo”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal São Paulo Diverso, no endereço http://saopaulodiverso.org.br/inscreva-se/.

Serviço

SÃO PAULO DIVERSO – 2º FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INCLUSIVO

Data: 05 de novembro de 2015
Local: Anhembi – Auditório Elis Regina: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
Horário: das 9h às 19h
Inscrições: http://saopaulodiverso.org.br/inscreva-se/.

SOBRE A SMPIR

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra. A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.

SOBRE O BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

 

Você também pode gostar