Debate

O Negro Dentro e Fora dos Contextos Cênicos

cartaz capa divulgação net

Representação e Representatividade – As Artes Dramáticas na Sociedade: O Negro Dentro e Fora dos Contextos Cênicos

Grupo de estudantes da Unicamp promove serie de eventos que tratarão da representação e representatividade negra nas artes dramáticas e suas reverberações para a sociedade. No contexto atual em que a dinâmica sociocultural se dá através da imagem, como a representação e a representatividade do(a) negro(a) influencia o olhar da sociedade e como o olhar da sociedade em relação ao ser negro influência as artes cênicas.

Em Março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas. Sabe-se que a educação é um instrumento fundamental para a promoção das demandas da população negra no combate às desigualdades sócio raciais. Acreditando-se na importância da valorização do negro na sociedade; sabendo que a escola/universidade, as artes e a mídia têm função fundamental de formação na sociedade contemporânea, e que acabe a elas – também – o papel de gerar a representação e a representatividade do negro, a fim de diminuir a segregação racial, buscamos, por meio do evento: Representação e Representatividade – As Artes Dramáticas na Sociedade: O Negro Dentro e Fora dos Contextos Cênicos, criar um espaço para pensar sobre as questões da negritude e do(a) negro(a) na sociedade brasileira. Buscamos promover diálogos sobre o tema, a fim de fomentar o compartilhamento de olhares e promover ações relacionadas à representação e à representatividade da negritude nas artes dramática. Esse diálogo dar-se-á via palestras, mesas de debate, exibição de filmes e uma entrevista pública com pesquisadores, artistas e professores renomados da área.

Programação:

13/10/2015 – às 19h00

“O negro no cinema, na telenovela e na música – A compreensão da questão da afro descendência na dinâmica sociocultural da imagem”.

Prof. Dr. Celso Prudente; Prof. Dr.SallomaSallomão;

Ms. Roberta Estrela D’Alva:

Mediador :Prof.º Dr.º Cassiano Sidow

Local:Sala AC03 – Departamento de Artes Cênicas/ PaviArtes .

14/10/2015 às 19h00

“O negro e a negritude no contexto acadêmico-teatral: Onde está o(a) negro(a)  e as questões da negritude nas pesquisas e nas aulas de teatro no Brasil? Qual é o espaço do negro(a) nos cursos de Artes Cênicas?”

Prof. Dr. José Fernando Peixoto de Azevedo;

Prof. Dr. Mário de Santana; Prof. Mario Augusto.

Mediadora: Profa. Dra. Larissa de Oliveira Neves Catalão

Local: Centro Cultural do IEL.

15/10/2015 às 19h00

Entrevista pública com o ator Sidney Santiago, integrante da Cia. Os Crepos: Artista intérprete formado pela Escola de Artes Dramáticas (EAD-ECA/USP). Membro co-fundador da Cia. Os Crepos.Atua em teatro, cinema e tv. É estudante de Sociologia e Política pela FESP-SP. Idealizador da revista Legitima Defesa (sobre Teatro Negro).

Entrevistadora Profa. Dra. Grácia Navarro

Local:Sala da Pós-Graduação – Instituto de Artes (IA)


16/10/2015, à
s 19h00

Representação e Representatividade: O Negro dentro e fora dos contextos cênicos – A representação imagética expondo como é visto e como é imposta o ser negro na sociedade”

Prof. Douglas Belchior.
Local:
Sala Pós-Graduação – Instituto de Artes (IA)

20/10/2015: Exibição de filmes

18h30 às 20h45 – A Hora do Show, deSkipeLee

20h45 às 21h00 – Coffe-break

21h00 às 21h30: Diários de Exú, de Gilberto Sobrinho e GráciaNavarro

21h30 às 22h00: Conversa com os Prof.º Dr.º  Noel Santos Carvalho

Local: Sala Pós-Graduação – Instituto de Artes (IA)

Organização:

Idealização: Ana Vitória Prudente

Organizadoras: Ana Vitória Prudente, Helena Lucas, Larissa de Oliveira Neves.

Professora Responsável: Larissa de Oliveira Neves

 

 

Você também pode gostar